Nossas sugestões de atividades estão listadas abaixo, separadas por ano de escolaridade:
1- A Hora da História
2- Atividades de Linguagem Matemática
3- Atividades de Linguagem Verbal
4- MONTAR O PRÓPRIO NOME
Muito simples! Só precisa de papel, lápis e tesoura para montar um alfabeto móvel.
5- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
6 - JOGO DE MATEMÁTICA
1- A Hora da História
2- Atividades de Linguagem Matemática
3- Atividades de Linguagem Verbal
4- Jogo: Descobrindo as letras dos animais
5- Jogo: Escrevendo palavras
6- Atividades de Artes
7- JOGO DA MEMÓRIA COM AS VOGAIS
SÓ PRECISA DE PAPEL, LÁPIS E TESOURA.
CORTE PEQUENOS PAPEIS E ESCREVA AS VOGAIS.
FAÇA NOVAMENTE.
VIRE AS FICHAS PARA BAIXO.
EMBARALHE-AS E JOGUE.
8- MONTAR AO ALFABETO MÓVEL
SÓ PRECISA DE PAPEL, LÁPIS E TESOURA.
CORTE PEQUENOS PAPÉIS E ESCREVA O ALFABETO COM LETRA BASTÃO.
COLOQUE EM ORDEM ALFABÉTICA.
FAÇA NOVAMENTE O ALFABETO COM LETRA CURSIVA.
COLOQUE-AS JUNTO COM O ALFABETO JÁ FEITO.
9 - QUEBRA-CABEÇA
Precisa de papel, cola, tesoura e lápis.
FAÇA UM DESENHO OU COLE UMA FIGURA.
ESCREVA O NOME DO DESENHO.
RECORTE E MONTE O DESENHO COM A PALAVRA
Além de brincar e jogar aprenda a escrever palavras.
10- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
11- JOGO DE LINGUAGEM MATEMÁTICA
1- A Hora da História
2- Atividades de Linguagem Matemática
3- Atividades de Linguagem Verbal
4- Jogo: Descobrindo as letras dos animais
5- Jogo: Escrevendo palavras
6- Atividade Lúdica - Formação de Palavras
7- Atividade Lúdica - Linguagem Verbal
8- Atividade Lúdica - Linguagem Matemática
8- Atividade Lúdica - Ordem Alfabética
9 - Jogos
10- MONTAR AO ALFABETO MÓVEL
SÓ PRECISA DE PAPEL, LÁPIS E TESOURA.
CORTE PEQUENOS PAPÉIS E ESCREVA O ALFABETO COM LETRA BASTÃO.
COLOQUE EM ORDEM ALFABÉTICA.
FAÇA NOVAMENTE O ALFABETO COM LETRA CURSIVA.
COLOQUE-AS JUNTO COM O ALFABETO JÁ FEITO.
https://drive.google.com/open?id=1OoUKyOoIdf1V3Zm699gO7sdYrQC0Ms2B
11- USE O ALFABETO MÓVEL PARA ESCREVER
Precisa de papel, cola, tesoura e lápis.
DITE AS PALAVRAS OU ESCREVA, MOSTRE E ESCONDA – É IMPORTANTE LER PARA A CRIANÇA!
ESPERE A CRIANÇA ESCREVER A PALAVRA.
MOSTRE A PALAVRA E CONFIRA.
Além de brincar e jogar aprenda a escrever palavras.
12 - QUEBRA-CABEÇA
Precisa de papel, cola, tesoura e lápis.
FAÇA UM DESENHO OU COLE UMA FIGURA.
ESCREVA O NOME DO DESENHO.
RECORTE E MONTE O DESENHO COM A PALAVRA
Além de brincar e jogar aprenda a escrever palavras.
13- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=JPa0Epb7BvE
14- JOGO DE LINGUAGEM MATEMÁTICA
https://drive.google.com/open?id=1xItdWa5_9XC_ngyaOqyUsFn9UU0bg08T
2 - Jogos Online
https://youtu.be/zyppjsKl5ZY
https://youtu.be/Pprbm3NSVQI
https://youtu.be/zu-Cxk-_IAM
3- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=JPa0Epb7BvE
https://www.youtube.com/watch?v=PhD9SqTBxqE
4- JOGO DE MATEMÁTICA
1- DETETIVE
Essa atividade é para exercitar a memória. Pode ser feita com lápis de diferentes cores,
objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados.
objetos da cozinha, do quarto ou os próprios brinquedos do seu filho podem ser usados.
Separe 20 objetos e a criança terá um tempo determinado para observá-los.
Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber qual objeto ou cor
que sumiu.
Os pais são os responsáveis por tirar um e deixar a criança perceber qual objeto ou cor
que sumiu.
Escolher um cômodo da casa também pode ser uma opção. Agora, a criança deve olhar
durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que
descobrir o que mudou de lugar.
durante um minuto para a disposição dos objetos no cômodo escolhido. Depois, terá que
descobrir o que mudou de lugar.
Os papéis também podem se inverter e a criança comandar a brincadeira e alterar o lugar
dos objetos.
Agora é a hora da atividade que deverá ser feita em uma folha e entregue para a professora:
Separe 2 folhas. Em uma folha não faça nada por enquanto, na outra folha corte-a em 10 quadradinhos de papel e coloque em cada quadradinho números aleatórios (qualquer número
de 1 a 50). Coloque os 10 quadradinhos e a criança observa por um tempo e tenta memorizar quais
números são. O responsável tira um número e a criança tenta descobrir qual número foi tirado. Depois coloca o numeral novamente no grupo. Faça a brincadeira até todos os números forem tirados. Agora o registro: Pegue a outra folha e vai colar os números em ordem crescente, ou seja do
menor para o maior. Pintar de verde os números ímpares e de vermelho os números pares.
dos objetos.
Agora é a hora da atividade que deverá ser feita em uma folha e entregue para a professora:
Separe 2 folhas. Em uma folha não faça nada por enquanto, na outra folha corte-a em 10 quadradinhos de papel e coloque em cada quadradinho números aleatórios (qualquer número
de 1 a 50). Coloque os 10 quadradinhos e a criança observa por um tempo e tenta memorizar quais
números são. O responsável tira um número e a criança tenta descobrir qual número foi tirado. Depois coloca o numeral novamente no grupo. Faça a brincadeira até todos os números forem tirados. Agora o registro: Pegue a outra folha e vai colar os números em ordem crescente, ou seja do
menor para o maior. Pintar de verde os números ímpares e de vermelho os números pares.
2- MAIOR LEVA
Pegar 2 folhas (sulfite) ou 1 pedaço de papelão .
Fazer 100 quadradinhos com a largura da régua.
Numerar de 1 a 100 os quadrados.
Recortar os quadrados.
Misturar os números (embaralhar).
Colocar num monte não mostrando o número escrito.
Tirar par ou ímpar para ver quem começa o jogo.
Quem começa o jogo tira o primeiro quadradinho permanecendo com o número virado.
(não pode mostrar o número)
(não pode mostrar o número)
O segundo jogador tira o outro quadradinho do monte.
Eles falam “maior leva” e mostram os números que têm nas mãos.
Quem está com o maior número fica com os quadradinhos.
O vencedor será quem tiver o maior número de quadradinhos.
Agora é a hora da atividade que deverá ser feita em uma folha e entregue para a professora:
Separe 1 folha e a cola. 1-) Separe os números usados o no jogo acima(números do 50 ao 100). Peça para seu filho escrever na folha ORDEM DECRESCENTE. Embaixo do escrito peça para a criança colar
os números em ordem decrescente, ou seja do maior para o menor.
2-) Separe agora os números do 1 ao 20. Escreva na folha CONTAGEM DE 2 EM 2
COMEÇANDO PELO 2. Cole o primeiro número para seu filho (2) e mostre 2 dedos e peça
para somar (2+2)e colar o próximo número, colando de 2 em 2 até chegar no número 20.
3-) Separe os números do 20 ao 49. Escreva na folha CONTAGEM DE 3 EM 3 COMEÇANDO
PELO 21. Cole o primeiro número para seu filho (número 21) e mostre 3 dedos e peça para
ele somar (21+3) e colar o próximo número, sempre adicionando +3 até chegar no último
número, ou seja 48.
4-) Para finalizar cole os números que não foram usados na atividade.
Agora é a hora da atividade que deverá ser feita em uma folha e entregue para a professora:
Separe 1 folha e a cola. 1-) Separe os números usados o no jogo acima(números do 50 ao 100). Peça para seu filho escrever na folha ORDEM DECRESCENTE. Embaixo do escrito peça para a criança colar
os números em ordem decrescente, ou seja do maior para o menor.
2-) Separe agora os números do 1 ao 20. Escreva na folha CONTAGEM DE 2 EM 2
COMEÇANDO PELO 2. Cole o primeiro número para seu filho (2) e mostre 2 dedos e peça
para somar (2+2)e colar o próximo número, colando de 2 em 2 até chegar no número 20.
3-) Separe os números do 20 ao 49. Escreva na folha CONTAGEM DE 3 EM 3 COMEÇANDO
PELO 21. Cole o primeiro número para seu filho (número 21) e mostre 3 dedos e peça para
ele somar (21+3) e colar o próximo número, sempre adicionando +3 até chegar no último
número, ou seja 48.
4-) Para finalizar cole os números que não foram usados na atividade.
3- Estudando a certidão de nascimento
VOCÊ PRECISARÁ DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO SEU FILHO, 1 FOLHA , LÁPIS DE CORES DIFERENTES
Pegar a certidão e se tiver impressora, imprima uma cópia. Caso não, escreva (copie) na folha tudo o que está escrito na certidão.
Pegar a certidão e se tiver impressora, imprima uma cópia. Caso não, escreva (copie) na folha tudo o que está escrito na certidão.
4- Sugestão de jogos
Matemática:
http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/
http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor
http://www.escolagames.com.br/jogos/antecessorSucessor
Língua Portuguesa:
Recuperação contínua:
5- Educação Física - Profª AMANDA
Segue o site Mapa do Brincar que possui diversas sugestões de jogos e brincadeiras populares em diversas partes do país e suas variáveis que podem ser realizados em casa durante este período de quarentena.
Dedico as sugestões especialmente aos 2º anos que no próximo trimestre estarão aprendendo mais sobre este assunto nas aulas de Educação Física quando retornarmos.
ATENÇÃO: Dê preferência para os jogos e brincadeiras individuais ou que podem ser realizados somente com as pessoas que estão em sua casa.
Exemplos: Corda, Elástico, Cantigas, Pião, Bolinha de Gude, entre outros.
Neste site também contém diversas sugestões de brinquedos para construção.
Espero que aproveitemm!!!
6- ARTES - Professora Giovana
Observe a imagem do artista Carybé " Roda de samba", que mostra pessoas dançando enquanto outras tocam instrumentos típicos do samba. Depois desenhe em uma folha de papel os instrumentos musicais que aparecem na imagem e qual é o nome deles . Não se esqueça de pintar
.
7- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=L17FnZvCdMA
https://www.youtube.com/watch?v=YLVQwErAd44
1- Educação Física
1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
2. O Jogo de Damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
3. A grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casas de coroação, ela é promovida à Dama.
7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.
12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
13. A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida a Dama.
14. Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia.
15. Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
16. Empate – 64 casas - Após 20 (vinte) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada. 100 casas - Após 25 (vinte e cinco) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
17. A dama no último movimento de captura pode parar em qualquer casa livre na diagonal em que está capturando. A dama não é obrigada a parar na casa seguinte após a última peça capturada.
18. Finais de: 2 damas contra 2 damas; 2 damas contra uma; 2 damas contra uma dama e uma pedra; uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances de cada jogador.
2- Artes
Professora Karina
- Assista o vídeo sobre as cores:
O AMARELO QUE FICOU VERDE - O Show da Luna! Episódio Completo 02. Primeira Temporada. Kids. O show da Luna. Youtube. 12min03s. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sj9tFz5RxQE&feature=youtu.be> Acesso em: 31 mar. de 2020
- Você irá desenhar um conjunto de formas em tamanho grande e depois você recorta várias pequenas. Agora, terá que encontrar o lugar certo das formas.
Professora Giovana
Vamos ouvir a música "Para Elisa" do compositor alemão Beethoven?
Beethoven foi um músico muito famoso e que compôs muitas músicas clássicas. E ele gostava muito de tocar piano. Vamos ouvir a música e fingir que está tocando piano. Feche os olhos e sinta música. Divirta-se como se você estivesse tocando piano. Depois faça um desenho bem bonito desse momento ou desenhe o que você sentiu ao ouvir a música. Não se esqueça de pintar.
PARA ELISA (FÜR ELISE) - Beethoven. Chivesseo Youtube. 2min51s. Disponível em: <https://youtu.be/UPNUp9DwFR0> Acesso em: 31 mar. de 2020
3 - Sugestões de Sites:
https://profwarles.blogspot.com/2016/02/quiz-2-mat-3-ano-ens-fundamental.html
https://profwarles.blogspot.
4- Ouvir as histórias através do canal YouTube e fazer a reescrita dos textos. Observem as dicas para a escrita de um bom texto!
Fonte:
jymarry.minhalojauol.com.br
jymarry.minhalojauol.com.br
5 - Escrita de frases utilizando os sinais de pontuação: use a sua imaginação e escreva uma frase utilizando cada sinal de pontuação.
Fonte:
soescola.com
soescola.com
6- Jogos de Língua Portuguesa (ortografia e gramática)
http://www.professoracarol.org/
7- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=L17FnZvCdMA
https://www.youtube.com/watch?v=YLVQwErAd44
1 - Atividades de Língua Portuguesa:
https://drive.google.com/open?id=1an6-MXD7c5sjAm6gskQcLqvneuCq0a6D
2- Atividades de Matemática:
Você pode imprimir ou copiar no caderno! Vamos exercitar o cérebro:
Mais atividades de Matemática: https://drive.google.com/open?id=1OKxREiQX95eWR3rAIu-81svWUR3sFVDU
3- Educação Física
1. Objetivo: imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.
2. O Jogo de Damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas ou de 100 casas, claras e escuras.
3. A grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.
4. O lance inicial cabe sempre ao jogador que estiver com as peças claras.
5. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez.
6. Quando a pedra atinge a última linha do tabuleiro, concluindo o lance na casas de coroação, ela é promovida à Dama.
7. A Dama é uma peça de movimentos mais amplos.
8. A Dama anda para frente e para trás, quantas casas quiser.
9. A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal não podem ser capturadas.
10. A pedra captura a Dama e a Dama captura a pedra. Pedra e Dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.
11. A pedra e a Dama podem capturar, tanto para frente, como para trás, uma ou mais peças.
12. Se no mesmo lance se apresentar mais de uma possibilidade de capturar peças, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria).
13. A pedra que durante o lance de captura de várias peças, apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida a Dama.
14. Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia.
15. Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
16. Empate – 64 casas - Após 20 (vinte) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada. 100 casas - Após 25 (vinte e cinco) lances sucessivos de Damas de cada jogador, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.
17. A dama no último movimento de captura pode parar em qualquer casa livre na diagonal em que está capturando. A dama não é obrigada a parar na casa seguinte após a última peça capturada.
18. Finais de: 2 damas contra 2 damas; 2 damas contra uma; 2 damas contra uma dama e uma pedra; uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances de cada jogador.
4- Artes
Professora Karina
Observe a obra "Cabo de Guerra I" de Ivan Cruz.
Você conhece essa brincadeira?
Pergunte aos seus familiares se conhecem as regras dessa brincadeira de rua.
Agora, você deverá desenhar em seu caderno essa obra e depois pintá-la usando somente cores terciárias.
Obs: atenção, realizem com muito capricho.
5- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=L17FnZvCdMA
https://www.youtube.com/watch?v=YS2bqnM-4UE
https://www.youtube.com/watch?v=v-srCCX77o4
1 - Atividades: Vida e obras de Monteiro Lobato, exercícios da prova Brasil, quizzes, ortografia, compreensão de textos, características dos períodos paleolíticos e neolíticos presentes no desenho Croods e movimentos migratórios.
2 -Acesse o site https://educa.ibge.gov.br/criancas .
Nele você encontrará jogo da memória, mapas, jogo de perguntas e respostas sobre o Brasil.
Assista os vídeos sobre:
As regiões do Brasil e suas principais características. - https://www.youtube.com/watch?v=Y_VE5GLn72I
3- Assista o vídeo: Pré-história
No vídeo você encontrará um pouco sobre a pré-história (em desenho), é divertido.
No final há um resumo dos períodos: Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais
Copie no caderno de História e quando voltar às aulas, discutiremos.
4- EDUCAÇÃO FÍSICA
Assista os vídeos de danças populares e clássicas.
https://www.youtube.com/watch?v=GeRhlkImBoE&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?
5- ATIVIDADES DE LEITURA
Leia as questões com bastante atenção e responda:
6- ATIVIDADES DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Que legal! Vamos exercitar nossa imaginação com essas produções de texto:
7 - ARTES
Agora vamos trabalhar a colagem!! Vamos caprichar na imaginação!! Como Pablo Picasso, vamos usar o exagero, vamos usar o cubismo, formas diferentes, formas geométricas aonde jamais imaginaríamos!!! Vamos lá!!!
Vc poderá usar um papel para traçar o formato do rosto e depois vc pode usar outro pedaço para fazer as partes do rosto, olhos, nariz, boca, vc pode usar também recortes de revistas, jornais, use sua criatividade!!!
B-) Assista o vídeo sobre a Lenda do Tangran: https://www.youtube.com/watch?v=fKdEYytQvm0
8- SIMULADO DE MATEMÁTICA
Atividades: Simulado de Matemática.
Estamos em casa, mas vamos exercitar o cérebro!!!!
Sugiro que quem puder imprima as atividades e quem não puder, faça as respostas no caderno, de forma organizada. Coloque o número do SIMULADO e anote o número da pergunta e a seguir a resposta.
Sugiro que quem puder imprima as atividades e quem não puder, faça as respostas no caderno, de forma organizada. Coloque o número do SIMULADO e anote o número da pergunta e a seguir a resposta.
Lembre-se dos “4 passos”. Revise a matéria do caderno, será muito útil!!!
Organize um horário para estudar de segunda a sexta-feira e descanse nos final de semana. Rotina é ideal nesse momento. Fiquem todos com Deus!
Organize um horário para estudar de segunda a sexta-feira e descanse nos final de semana. Rotina é ideal nesse momento. Fiquem todos com Deus!
Simulado está em: https://drive.google.com/…/1KKEYlmz81Pzs4GYzof-pJDppFW…/view
9- DIA DO ÍNDIO E DESCOBRIMENTO DO BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=rEmb5eQC788
https://www.youtube.com/watch?v=v-srCCX77o4
Sugestão de site: www.superspectro.com.br
Sugestão de Psicopedagoga para seguir: Taise Agostini
Já Terminei
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